umatesaofilhadaputa

sexta-feira, setembro 15, 2006

Por favor, não sorria assim dessa maneira para mim...!!




















Olho para ele entre o admirada e o divertida. Nervoso passa as mãos pela manga da camisa.
- Já viu como me põe? diz-me!
Continuo a olhar para ele e penso: "que fiz eu para contribuir para este nervosismo?"
Reparo nas mãos. Tem as mãos grandes com dedos compridos. Fica sempre entre o nervoso e excitado. Quando lhe falo fica vermelho, gagueja. Desconcentra-se do assunto que ali o leva.
Se a ele eu excito, a mim ele nem por isso. Faz sempre questão que seja eu a atênde-lo. Chega a esperar por mim 2 horas. Quando chega enfim a vez dele, faz sempre questão de me cumprimentar. Não gosto daquele contacto. A minha mão fica frouxa dentro da mão dele que é grande em comparação com a minha. Gostava de o poder evitar mas não consigo. Senta-se. Trás com ele três folhas brancas A4, com as perguntas que me quer fazer. Recosto-me na cadeira, aquilo agora vai durar. Continua nervoso, prepara a primeira pergunta. Sem o deixar terminar interrompo-o e dou-lhe a resposta. Com um sorriso aberto diz-me com voz arrastada: - Deixe-me terminar...
Sei a pergunta e já lhe dei a resposta há algumas semanas atrás. Responde-me: - Era só para ver se estava com atenção. Agora sou eu que me remexo na cadeira, irritada, lanço-lhe um olhar que o podia matar logo ali. Não percebe, ou não lhe apetece perceber.
Gosta destes jogos. Gosta de testar a minha paciência e a minha firmeza em relação a ele. Usa e abusa do estatuto dele. Em contrapartida mantenho-me correcta e distante das provocações e dos convites.
Passa à pergunta seguinte. Ouve-me com toda a atenção e vai escrevendo como se de um ditado se tratasse. Remexo-me na cadeira. Estou farta destes testes. Faz-me testes de inteligência permanentemente, gosta de testar a minha memória que é realmente fenomenal. Fixa os olhos em mim de forma penetrante e insistente. Há já alguns anos que se vem a insinuar. Nunca perde a oportunidade de me elogiar. Para além de gostar do meu trabalho, aprecia a minha figura. Interrompe as perguntas da folha A4 e diz-me: Permite-me que lhe diga uma coisa? Enjoada digo: - diga. Avança com a pergunta: - Como é que consegue? Continuo impaciente: - Consigo o quê? - Todos os dias, estar sempre impecável? - é verdadeiramente notável o seu bom gosto! Percorre os olhos pela sala e volta ao ataque: - Já reparou nas suas colegas? respondo-lhe secamente com um "não reparo nessas coisas". Continua sem desistir. Já reparou como se veste? Desta vez, pergunto-lhe: - Então, qual é a próxima pergunta? Responde-me nervoso: - é tão mazinha para mim. Continua a avançar, ignorando a minha pergunta, inclina-se mais sobre a minha secretária e diz: - Já reparou como é que anda vestida? Ninguém nesta sala tem o seu bom gosto. Sorrio, então. Agora estou mesmo a ficar divertida. Não desvio o olhar dele. Estou segura. Nunca me vai conseguir conquistar, disso eu estou certa. Levanto-me da cadeira e faço de conta que preciso de mais papéis, fica sentado a observar-me. Continua atentamente a olhar-me sinto o olhar dele a percorrer todo o meu corpo, olha insistentemente para as minhas pernas, descaradamente faz-lhes um elogio, o meu tom de pele também não lhe passou despercebido. Não lhe respondo. O agrado está-lhe estampado no rosto, continua com um largo sorriso, aparvalhado. Sinto-me cansada. Desejo que se vá embora, que aquilo termine rápidamente.
Volto a sentar-me, olho para o computador para evitar aquele olhar que me aborrece.Volta a gaguejar. - Tenho outra pergunta, mandei por fax...Interrompe-se novamente, olha para mim e estende as mãos na minha direcção, tremem visivelmente e diz-me: - Está a ver como me deixa? - Isto nunca me aconteceu antes.
Levanta-se e diz :- Vou-me embora. Volto amanhã. Não a maço mais. Continuo afastada da secretária. Estende-me a mão que aperto sem vontade. Volta a fazer o convite: - Gostava muito de a levar a jantar...! - recuso cortesmente e friso-lhe: - Isso está completamente fora de questão. Roda sobre si, embaraçado com a minha resposta.Consigo perceber a irritação com que ficou. - Volto para a semana então, 2ª feira, pode ser?- vai cá estar? - aceno com a cabeça afirmativamente. Ainda me diz: Se for de férias, diga-me. Sorrio novamente. Como se tivesse apanhado um choque, inclina-se para mim e diz-me: Por favor...não sorria assim dessa maneira...!Volta na próxima semana. Azar, não me consigo ver livre dele, penso eu.